Friday, November 19, 2010

Tropas Paquistaneses Executam Prisioneiros de Guerra em Vale do Swat



I am looking for translators to translate this post into German and Tagalog. Email me if you are interested.

Spanish translation (en Español). French translation (en Français). Italian translation (traduzione in Italiano).

This is the Portuguese translation of the
Pakistani Troops Execute POW's in Swat Valley post.

Este vídeo incrível de tropas paquistaneses que executam talibãs em Vale do Swat no Paquistão durante lutas intensivas aí no verão de 2009 foi carregado no You Tube por um usuário chamado "drjack20061" no 1 outubro de 2010. A Associação Internacional de Pashtun alega ser autor do filme. Ele dura 5 minutos.

Os militares paquistaneses dizem que o filme é uma falsificação com a intenção de difamar as forças armadas. Não há prova de que a fita é verídica, mas as indicações existentes sugerem que muito bem poderia ser. Por exemplo, houve muitas notícias de execuções em massa de jovens islamistas pashtun em Vale do Swat durante a Rebelião de Swat em 2009.

Principalmente durante o final da campanha, numerosos rebeldes foram reunidos e eliminados pelos militares paquistaneses. Muitos dos seus cadáveres reapareceram depois às beiras das estradas, vendados e amarrados, e com feridas de bala e indicações de tortura. Foi nada menos que a salvadorização da Rebelião de Swat.

A carnificina dos prisioneiros de guerra do exército de guerrilheiros de Vale do Swat parece ter acabado com a rebelião por enquanto, embora o estado de ãnimo dos habitantes fosse uma mistura de alta indignação e pavor impotente.

Porém, pouco depois da repressão da Rebelião de Swat, ela ressurgiu como fênix de suas cinzas neste outono. A Rebelião de Swat é parecida a um zumbi. A gente a derruba e pensa que está morta, mas ela se levanta de novo e volta ao ataque.

O vídeo foi rodado com um celular e a sua qualidade é péssima. Parece que foi feito às escondidas em condições muito arriscadas. O fotógrafo pode ter corrido o risco de castigo se fosse prendido durante a filmagem do incidente.

Durante os primeiros minutos do vídeo, vemos vários jovens pashtun em trajes tradicionais, vendados e amarrados. Eles são enfileirados em grupos de 6. No outro lado, soldados paquistaneses bem equipados se põem fila e preparam suas armas automáticas. A roupa deles parece ser o que o exército paquistanês usa. Um oficial barbudo parece ter o comando.

No fundo, você pode às vezes ouvir no ar ruídos de descargas de armas automáticas e de cartuchos que caem. Obviamente, estamos no meio de uma zona de guerra.

Os homens, calados, são enfileirados. O barbudo vai de um para outro, proferindo palavras inaudíveis. Então ele volta atrás e os soldados começam a falar. Podemos ouvir o qe eles estão dizendo, e eles estão falando em Urdu. Urdu é a língua do exército paquistanês e é pouco usado em Swat.

Os soldados preparam as suas armas e disparam, e todos os homens caem no chão. Logo eles estão gemendo horrivelmente. O som arrepiante e horripilante nos lembra os balidos de uma ovelha ou o choro de uma criança. Então os soldados avançam e descargam as suas armas nos corpos gementes. As armas são poderosas, e os corpos saltam do chão com cada descarga. Logo os corpos se calam e os horríveis balidos param.

O vídeo termina.

No comments: